Muitos profissionais do ramo ainda têm dúvidas sobre como fazer a declaração do IR para psicólogos. Assim como para outros profissionais, a declaração do IR é uma etapa obrigatória todos os anos para os psicólogos.
É importante entender as regras desse procedimento, além de saber como a declaração deve ser feita. Deixar de declarar os impostos pode ser prejudicial para os cidadãos brasileiros.
Contudo, são tantas informações, detalhes e pormenores, que você pode acabar se atrapalhando na hora de efetuar sua declaração.
Por isso, não deixe de ler até o final e conhecer algumas dicas para realizar sua declaração de forma simples e tranquila! Dessa forma, você garante o cumprimento de suas obrigações fiscais, e evita problemas com o Leão no futuro!
Esclareça todas as suas dúvidas com o nosso vídeo:
Principais dúvidas sobre a declaração do imposto de renda para psicólogos
Na hora de fazer a declaração do IR para psicólogos, é comum haver algumas dúvidas sobre a cabeça desses profissionais.
Contudo, é importante entender que os profissionais da psicologia precisam declarar e registrar todo e qualquer rendimento que tiveram durante o ano.
Ademais, também é preciso fazer o registro de todos os recibos de atendimentos. Esses atendimentos precisam estar na declaração.
É preciso constar nos registros:
- O Informe de Rendimentos do profissional;
- Documentos comprobatórios de qualquer bem em seu nome;
- Comprovantes de pagamentos, provenientes de despesas médicas;
- Registros que comprovem qualquer tipo de aplicação financeira.
Caso deixe de incluir qualquer um desses itens na declaração, o profissional pode ter problemas com a Receita Federal. Como resultado, pode acabar ainda na chamada malha fina.
Veja a seguir, algumas das principais perguntas e dúvidas mais comuns que afetam os profissionais da psicologia. Prepare-se para a hora de fazer a declaração do imposto de renda para psicólogos e tire suas dúvidas.
Como declarar o IR?
A primeira e mais frequente pergunta entre os psicólogos é: como faço minha declaração do imposto de renda?
Na verdade, para finalizar sua declaração, é necessário passar por algumas etapas. No caso dos psicólogos, essas etapas são mais específicas do que para outros profissionais, o que sempre gera questionamentos.
Você é psicólogo e atende pessoas físicas em um consultório particular? Então precisa registrar o CPF de cada paciente na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas.
Além disso, nesta ficha, também devem constar o nome do beneficiário e os valores de cada pagamento. Desta forma, é preciso preencher o chamado Carnê-Leão, que calcula e recolhe os impostos devidos todos os meses.
Esse carnê é como uma espécie de livro-caixa. Através dele, o psicólogo registra os valores recebidos de seus clientes/pacientes, mensalmente.
Ademais, também é necessário fazer registros de todos os gastos que você tem com a sua atividade profissional. Se você escolher fazer a declaração completa, também pode se beneficiar com a dedução após conseguir comprovar essas despesas.
Já no caso dos psicólogos que são empregados, será preciso solicitar informe de rendimentos junto ao empregador.
A empresa deve se responsabilizar por fazer o recolhimento mensal dos impostos devidos, que devem ser retidos na fonte.
Como faço a declaração caso atue como pessoa jurídica?
Outra dúvida comum acerca de como fazer a declaração do IR para psicólogos diz respeito às pessoas jurídicas. Ou seja, àqueles profissionais com CNPJ.
Nesse caso, os registros de suas receitas e despesas precisam ser feitas por um contador de sua confiança. Nas notas fiscais, já estão inclusos os pagamentos de impostos.
Ademais, psicólogos com CNPJ devem fazer declaração de suas empresas todos os anos. Também devem mencionar essa informação na declaração de impostos enquanto pessoa física.
Assista nosso vídeo sobre o tema e entenda mais sobre:
https://youtu.be/Gg52XLiGeJg
Os valores pagos por pacientes devem ser declarados por consulta ou paciente?
Por fim, as dúvidas a respeito dos valores pagos pelos pacientes também são muito recorrentes. Afinal, esses valores precisam ser declarados a cada consulta, ou a cada paciente?
Na verdade, para fazer a declaração do IR para psicólogos, você poderá emitir um só recibo mensalmente. É necessário que nele estejam discriminadas todas as consultas realizadas e o valor total dos pagamentos realizados pelos pacientes mês a mês.
O valor pode ser declarado por CPF de cada paciente, já que não é preciso fazer declarações separadas a cada sessão, desde que obedeçam o valor pago por mês.
Se você é Pessoa Jurídica, pode optar pela emissão de notas fiscais por paciente. Nelas constam o pagamento total feito naquele mês, dispensando a emissão de uma nota fiscal a cada consulta feita.
Passo a passo para o Imposto de Renda
Passo 1: Identifique a categoria correta que você se encontra
Passo 2: Saiba se você realmente precisa entregar a declaração de IRPF 2023
Passo 3: Reúna os documentos necessários Para fazer sua declaração de imposto de renda
Passo 4: Preencha uma declaração
Passo 5: Verifique as particularidades da atividade de psicólogo
Passo 6: Entregue a declaração
Tenha a PsiCont do seu lado!
A PsiCont é o primeiro escritório contábil especialista em atender psicólogos, psicanalistas e terapeutas. O serviço é focado em ajudar os clientes a empreender corretamente, pagando menos impostos e alcançando a prosperidade financeira.
Além disso, o objetivo é que os clientes construam um consultório sustentável.
Assim, a PsiCont auxilia no que for preciso para que você alcance os melhores resultados possíveis. Nossa organização tem um compromisso com soluções eficientes para o seu consultório. Aplicamos todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos para melhor atender você!
Conclusão
Fazer a declaração do IR para psicólogos pode ser uma tarefa complicada e trabalhosa. Com tantas sessões, consultas, pacientes, as informações podem acabar virando uma bola de neve e se perderem na hora da declaração.
Por isso, vale a pena contar com o respeito e a seriedade da PsiCont. Ajudaremos você a passar por esse processo de forma simples e tranquila.
Afinal, declarar os impostos é uma obrigação de todos os brasileiros, sendo preciso encontrar a melhor forma para cumprir essa tarefa.
Então, acesse nosso site, converse com nossos contadores especializados e tenha toda a tranquilidade para declarar seu imposto. Conte com uma empresa pioneira em contabilidade para profissionais dessa área!
Acesse o site e receba seu diagnóstico gratuito!