Se você é psicóloga, apenas salve este blog!
Este é o guia perfeito para pacientes que desejam pedir reembolso psicológico.
Muitos pacientes desistem da terapia porque o seu plano de saúde deixa a desejar: os psicólogos alternam, a frequência de atendimentos varia e, como você sabe, estes e outros deslizes prejudicam o processo terapêutico.
Como alternativa, os pacientes têm o direito – garantido por lei – de pagar pelo seu serviço e pedir reembolso ao convênio.
Neste blog, nós da PsiCont daremos o passo a passo sobre como solicitar o reembolso de consultas psicológicas. Basta encaminhar aos seus pacientes!
O básico sobre o reembolso de consultas psicológicas
Mais adiante falaremos dos critérios e ações necessárias para reembolsar.
Mas antes, vamos entender na prática como esse processo funciona e explicar por que ele é tão importante.
Como funciona na prática o reembolso de consultas
Na prática, o paciente é atendido por você e realiza o pagamento. Você entrega o recibo do serviço e ele solicita reembolso ao convênio.
Simples assim!
Você não precisa atender por convênio para praticar esse processo.
Logo, o paciente tem mais liberdade para escolher quem será seu psicólogo.
Mas antes de entrar nos benefícios, fique claro: é o paciente quem deve entrar em contato com seu plano de saúde e se certificar das cláusulas contratuais:
O percentual que o plano de saúde reembolsa, se aceita reembolso (tem planos que não aceitam), quais os documentos são necessários para a solicitação ou por quais meios devem ser entregues as notas. Tudo isso é responsabilidade do seu paciente com o plano de saúde. É ele quem deve buscar estas informações e verificar se o recibo que você oferece é compatível com o plano.
Os benefícios do reembolso de atendimentos psicológicos
As burocracias do plano valem pelos benefícios!
Além do reembolso ao menos parcial — na maioria dos casos é integral, é preciso conferir com o plano em questão —, há uma série de benefícios relevantes, como:
- Escolher o próprio psicólogo;
- Permanecer com ele;
- Consultar-se com frequência regular;
- Achar o melhor horário;
- Aproveitar os gastos com o plano de saúde…
Fora os (incontáveis) benefícios da terapia!
É obrigatório o cadastro no CNES para reembolso de Planos de Saúde dos atendimentos Psicológicos?
O que o CNES se propõe a fazer e para quem?
Cadastrar todos os Estabelecimentos de Saúde: Públicos, Conveniados e Privados, seja pessoa física ou jurídica, que realizam qualquer tipo de serviço de atenção à Saúde no Âmbito do território Nacional.
Quem deve se cadastrar no CNES?
- hospitais;
- policlínicas;
- consultórios e clínicas médicas;
- consultórios e clínicas odontológicas, de fisioterapia, de nutrição, de psicologia e de fonoaudiologia;
- consultórios de acupuntura;
- drogarias e farmácias;
- ambulatórios instalados em empresas, escolas, clubes, entre outros locais;
- Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADTs).
Além disso, é importante destacar que alguns planos de saúde podem solicitar o cadastro no CNES como parte do processo para conceder reembolsos aos clientes. Isso ocorre porque o CNES ajuda a validar a prestação dos serviços de saúde realizados, garantindo que os pacientes recebam o atendimento adequado e permitindo uma melhor gestão dos recursos por parte das seguradoras. Então, mesmo não possuindo estabelecimento físico para atendimento, em caso de reembolso do plano o cadastro será necessário.
Assista no minuto 5 a resposta:
Se você precisa emitir o cadastro CNES como Psicóloga, para se adequar a algum plano de saúde, nós podemos ajudar você. Clique aqui.
Mais informações sobre o CNES você encontra clicando aqui.
Passo a passo para solicitar reembolso psicológico
Entendemos como o processo funciona e por que é importante.
Agora, quais são os critérios e ações necessárias? Confira o passo a passo.👇
Passo 01: converse com seu plano de saúde
Cada plano tem suas particularidades, portanto, não basta pedir reembolso.
Você deve primeiro entrar em contato com seu convênio e perguntar:
A) Qual o valor de reembolso de psicoterapia?
B) Quais os documentos necessários para pedir reembolso?
C) Como despachar o reembolso?
Seu plano é obrigado a fornecer estas informações. Anote todas!
Passo 02: pegue um encaminhamento médico
Já vamos adiantar que um dos documentos necessários para solicitar reembolso será o encaminhamento médico.
É simples: basta marcar uma consulta com um médico — não precisa ser psiquiatra, pode ser um clínico — e falar que precisa de um encaminhamento.
Ele entregará a você um documento, no qual deve constar:
- Data;
- CID;
- CRM do médico.
Caso contenha todas essas informações, tudo certo para o próximo passo!
Passo 03: escolha o seu psicólogo
A melhor parte!
Aqui você poderá usufruir de um dos melhores benefícios desse formato: a escolha do psicólogo com que você mais se identificar.
Se você está lendo este blog por indicação da sua psicóloga, ótimo!
Já pode partir para o próximo passo.👇
Passo 04: reúna todos os recibos
Peça à sua psicóloga o recibo ou nota fiscal dos serviços, sempre ao fim das sessões.
No recibo deve constar data, valor, CPF e outros dados solicitados pelo plano.
A psicóloga não precisa de CNPJ para emitir, basta ter CRP ativo e utilizar seu CPF.
Caso não tenha emitido nas últimas sessões, pode fazer essa emissão retroativa.
Passo 05: dê entrada no reembolso
Por fim, organize todos os documentos solicitados pelo plano e dê entrada no processo, seguindo as recomendações do seu próprio plano.
Dificuldades no reembolso de consultas psicológicas
Feito o passo a passo, você deve receber o reembolso disponibilizado pelo plano de saúde em até trinta (30) dias.
Entretanto, nem sempre este processo roda perfeitamente.
Problemas acontecem e queremos precaver você de alguns deles. 👇
Como lidar com recusas de reembolso?
Há particulares em cada plano de saúde e o tipo de contrato estabelecido também interfere no reembolso das consultas.
Ou seja, o seu plano pode ser mais burocrático neste aspecto.
Todos são obrigados a oferecer reembolsos, mas alguns exigem critérios a mais, como a psicóloga escolhida ser do próprio convênio.
E mesmo que os critérios não sejam tão rigorosos, o tipo de contrato que você estabeleceu certamente interfere na porcentagem de reembolso.
Não deixe o atraso do plano desanimar você!
Em vez de desanimar e abrir mão do processo terapêutico, considere outras alternativas.
A seguir veremos meios para facilitar essa política de reembolso, mas caso as dificuldades persistam você pode considerar a troca de plano ou contrato.
Não recomendamos que você faça isto antes de entrar em contato com o plano e entender por que o reembolso não foi liberado.
Muitas vezes apenas um detalhe precisa ser modificado para a aprovação.
Estratégias infalíveis para facilitar o reembolso
E que detalhes são estes que dificultam o reembolso?
Exploraremos o principal deles para que você se prepare e aplique estratégias que facilitarão ao máximo o reembolso.
Por que meu reembolso não é autorizado?
Boa parte das recusas se dão pela ausência ou erros de algum documento.
Portanto, recomendamos que você dê uma atenção especial ao primeiro e quarto passos que elencamos neste blog.
Ligue ao seu plano e questione tudo o que é necessário para obter o reembolso.
Certifique-se que os recibos contenham todas as informações necessárias e que você está despachando o reembolso de modo correto.
Em muitos casos uma ligação resolve o problema, e para facilitar o processo, temos algumas dicas:
Use os softwares ao seu favor!
Praticamente todos os planos possuem aplicativos intuitivos, com suporte online disponível em horário comercial.
- Conte com o apoio da equipe disponível.
- Leia os manuais passo a passo de reembolso.
- Verifique o que está errado.
E quando falamos em softwares falamos também em meios para organizar toda a sua documentação.
São tantos documentos que você pode estar deixando algo passar. Neste caso, o Google Drive, por exemplo, pode ajudar você.
Conclusão
seus pacientes também podem contar com o apoio da PsiCont.
Esperamos que com este blog seus pacientes entendam como solicitar o reembolso de consultas psicológicas e tudo corra bem.
O papel da PsiCont é esse: ajudar você para que você possa ajudar os seus pacientes cada vez mais!
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