Como subir o preço da sessão de terapia? Passo a passo!
As formações agregam, a prática refina, os depoimentos valorizam e você continua cobrando o MESMO nas tuas sessões?
Deve ser brincadeira…
Mas se não for, fique e veja como subir o preço da sessão de terapia. Já adianto que você vai precisar fazer alguns cálculos, inovar na experiência do cliente e se preparar para conversas difíceis – ou melhor, delicadas, porque com o guia que nós da PsiCont vamos te entregar, será moleza ajustar seu atendimento.
PS: Leia com papel e caneta à mão, anote e coloque em prática!
Por que aumentar o preço?
Antes de mais nada, você precisa ter clareza do por quê.
Sem isso, você continuará adiando o momento e prejudicará a si e aos seus pacientes, pois não se engane, não é só você quem sai prejudicada!
Se você não cobra o preço justo, precisa atender mais para pagar as contas. Ou seja, te sobra menos tempo para estudar, curtir com a família e praticar seus hobbies. Passa um pouquinho, você extermina aquela viagem de férias do calendário. No fim das contas, você está vivendo com um incômodo constante e, por mais imparcial que seja, isso afeta os teus atendimentos.
Portanto, tenha claro: a inflação subiu, a qualidade do teu serviço aumentou, você fez e fará novos investimentos e sua vida financeira precisa ir bem.
Entenda mais sobre finanças para psicólogas:
Receio de subir o preço da sua sessão de terapia foi embora?
Então vamos aprender a fazer do jeito certo!
O que NÃO fazer na hora de subir o preço?
Primeiro de tudo: calma!
Você viu por que aumentar o preço, agora não vá fazê-lo de maneira precipitada.
- Não faça aumentos bruscos:
Você entende que deveria cobrar R$200, mas seu paciente paga R$100.
Aí nós te perguntamos: você fará o aumento de uma vez?
Óbvio que não!
Como a diferença é grande, você precisa fazer aumentos graduais.
- Planejar e executar, não negociar:
Uma postura muito pouco profissional do psicólogo é negociar o preço do seu trabalho.
Você não passa uma imagem de empatia com isso, mas sim de insegurança!
Fez as contas e definiu que o preço da sua sessão será X? Depois planejou o primeiro aumento de X? Não dê pra trás nem pergunte “o que o paciente acha”. Você precisa ser delicada, mas não pode deixar de ser firme — caso contrário, seus clientes é quem vão colocar preço no seu serviço, o que é um problema a ser considerado.
- Se basear no preço de outros psicólogos:
Muitas vezes, por preguiça de fazer os cálculos corretos (já, já veremos quais são) e medo de receber recusas dos pacientes, psicólogas decidem cobrar “a média do mercado”.
Novamente, é o problema de deixar os outros colocarem o preço do teu serviço.
A sua realidade é diferente das demais psicólogas.
Se você entrega mais diferenciais e proporciona uma experiência melhor, é justo que cobre mais, e não que se iguale ao restante.
Livre desses erros, vamos ao nosso passo a passo estratégico!
Passo a passo para subir o preço da sessão de psicologia em dez dias!
Não é mágica, fique tranquila.
Dez dias (até menos) é tempo suficiente para você encontrar seu preço ideal e já comunicar seu primeiro ajuste aos pacientes.
A seguir, confira o passo a passo estratégico para isso.
Dia #01:
Trave dois horários da sua agenda.
Nesse tempo, você criará uma planilha e listará quatro pontos:
- Nome de cada paciente;
- Quanto paga;
- Data do último ajuste;
- Data da primeira consulta.
Essas informações te permitem ver com clareza como as coisas estão. Se você não tem isso de cabeça, não se iluda: você não irá se lembrar.
São muitos pacientes, muitas histórias e muitos afazeres — não há memória que aguente.
Portanto, liste tudo, porque esses dados são a base para o dia seguinte.
Confira, no canal da PsiCont, o passo a passo sendo demonstrado na prática:
Dia #02:
É o dia de definir o preço ideal da sua sessão.
Para isso, vamos por partes.
a) Você precisa colocar no papel, primeiro, quanto deseja ganhar por mês.
Esse valor não pode ser menor que os seus custos. Ou seja, você precisa colocar no papel seus gastos pessoais e do consultório.
Parênteses: faça essa separação entre despesas pessoais e profissionais. A separação de contas é um pilar fundamental para ter um financeiro organizado. Sem isso, acredite, as contas não vão para frente por muito tempo.
Calculou teus gastos essenciais?
Pois bem, adicione uma margem a mais para economia, investimentos e gastos não essenciais.
Essa é a quantia que precisa entrar mensalmente na tua conta.
b) Agora, calcule quantos pacientes você atenderá.
Em quantos horários da sua agenda você irá atender? Cinco pacientes por dia? Todos os dias da semana? Coloque no papel.
Definiu que terá x horários por semana? Multiplique por quatro e veja quantas sessões fará por mês. Anote esse número também e continue comigo!
Exemplo: quero atender cinco pacientes por dia, todos os dias da semana. Logo, farei vinte e cinco sessões por semana (5 dias da semana x 5 atendimentos por dia) e como há quatro semanas no mês, cem sessões no total.
c) Ufa! Chegamos ao preço ideal da sessão.
Você só precisa dividir a quantia que deseja ganhar todo mês pelo número de atendimentos.
Exemplo: 20 mil divididos por cem sessões mensais: R$200 por sessão. Esse seria seu preço ideal no exemplo.
Dia #03:
Hora de planejar os reajustes.
Lembra que te disse que um dos erros é aumentar o preço de modo brusco?
Pois então, agora é a hora de evitar esse erro!
Olhe para a realidade de cada paciente e veja quanto falta para que paguem o valor ideal. Para alguns, bastará um reajuste, para outros, deverão ser feitos vários.
Tendo essa clareza, você conseguirá propor o ajuste certo a cada um e prepará-los para os próximos ajustes.
Também é o momento de traçar estratégias para lidar com possíveis recusas — se a mudança não for brusca, provavelmente não acontecerá, mas é bom se precaver. Você pode fazer isso reduzindo a quantidade de sessões ou até mesmo propondo terapia em grupo, caso os pacientes tenham demandas semelhantes.
Assim, você conseguirá subir o preço sem medo de perder seus pacientes.
Dia #04:
Escreva uma mensagem padrão informando o reajuste.
Você pode comunicá-lo de maneira direta ou, com mais cautela, avisar que na próxima sessão tocará neste assunto.
Para que haja um retorno positivo do paciente, uma boa estratégia é pedir para que ele liste todos os benefícios e melhorias que teve desde que iniciou o processo com você. Assim, ele enxergará que o valor do seu trabalho é infinitamente maior que o novo preço da sessão.
Tendo feito isso, envie a mensagem a todos os seus pacientes.
Nos próximos sete dias, você terá sessão com cada um deles e concretizará o aumento logo para o próximo mês, de acordo com a sua estratégia.
Atualize sua planilha de gestão de recebimentos e os contratos de cada um nessa semana. Não deixe para depois, vai virar bagunça!
Estratégias bônus!
Esse passo a passo, por si, lhe fará aumentar o preço da sessão de terapia.
Mas há outras táticas que você pode explorar, a fim de agilizar o processo e fazer com que esse ajuste seja esperado pelo paciente. Veremos algumas!
- Agregar valor:
A chave para o aumento de preço é o valor.
Cobra mais quem entrega MAIS valor. Não basta simplesmente subir o preço e esperar que as pessoas paguem. É preciso entregar mais.
Portanto, se pergunte: o que eu posso fazer a mais para que meu serviço valha mais?
A resposta padrão é investir em cursos, livros, imersões, etc.
Isso agrega aos teus atendimentos, de fato; mas por vezes é pouco palpável para o paciente. Uma possível alternativa, portanto, seria dar ao paciente guias, materiais e/ou aulas complementares ao que é trabalhado em sessão — o que pode ser produzido por você mesma.
- Investir na experiência:
A experiência muda tudo.
Imagine agora dois restaurantes. Ambos tem pratos semelhantes, com uma boa qualidade. Entretanto, um deles é muito mais acolhedor. O ambiente é mais limpo e bem decorado, a música de fundo está no volume ideal, os atendentes são atenciosos…
Você não pagaria a mais por essa experiência?
Pois então, o mesmo se aplica à sua sessão de terapia!
Há pequenos detalhes os quais você não pode descuidar, porque se não, de detalhe em detalhe, o seu “restaurante” começa a cair aos pedaços.
Falo, por exemplo, da emissão de notas fiscais, da pontualidade, da qualidade da câmera e som no caso das sessões online, do consultório muito bem cuidado no presencial.
Essas são apenas algumas ideias. Explore-as sem moderação!
- Fazer marketing:
Se há mais pessoas procurando pelo seu serviço, o preço aumenta!
E a função do marketing é justamente essa: encontrar mais pessoas interessadas na sua sessão de terapia.
Aprenda mais sobre marketing com a PsiCont:
Se você tem uma comunicação certeira nas redes sociais e a divulga com tráfego e parcerias, mais pessoas conhecem o teu trabalho e dentre essas pessoas várias se tornam pacientes.
A esses novos pacientes, você já pode oferecer o valor mais caro.
É será tão mais caro quanto mais valor você agregar nas redes sociais. Se você transmitir uma imagem acima da média, quem deseja um serviço acima da média (e pode pagar mais!) entrará em contato com você. Simples assim.
- Nichar:
Especialmente nas redes sociais, a ideia do nicho é fundamental.
Pense comigo: se você tem um problema no coração, prefere ser atendida por um clínico ou por um cardiologista?
Mas é claro, pelo cardiologista!
Do mesmo modo, se você se posicionar como especialista em determinada demanda, os pacientes que a tiverem vão se interessar e dispor a pagar mais, porque o seu serviço será mais personalizado.
Parênteses: muitos têm receio de escolher um nicho pois pensam que estão “limitando o seu trabalho”. Isso não é verdade. Escolher um nicho potencializa a sua comunicação e, ao contrário do que imaginam, não impede que interessados em outras demandas cheguem até você.
- Analisar colegas:
Voltando à questão de agregar valor.
Observe psicólogas que cobram mais e se pergunte: o que elas fazem – que eu não faço – para cobrar mais?
Liste três ou cinco psicólogos em quem você se inspira e analise.
Sugiro anotar em um papel cada um desses pontos:
- Fulana posta todo dia;
- Sicrana tem uma boa abordagem no whatsapp;
- Beltrana sabe pedir indicações…
Em seguida, caso faça sentido trazer esses diferenciais à sua prática, se proponha a, todo mês, tirar um ponto do papel.
Assim você agrega mais valor ao seu serviço e pode cobrar mais na sessão.
Nova postura de agora em diante…
Se hoje você tem dificuldade de aumentar o preço, é porque muito provavelmente deixou de fazer ajustes regulares.
Como não aproveitou várias oportunidades, a bola de neve cresceu, o ajuste a ser feito agora é grande e você se sente desconfortável.
A PsiCont deu a você o caminho para resolver o problema.
Agora, não vá deixá-lo acontecer de novo…
Fixe na agenda pelo menos um momento do ano para aumentar a sessão de todos os pacientes.
Quanto aos demais, que não foi possível ajustar o preço de uma vez, acompanhe-os mais de perto e faça pequenos aumentos gradativos com frequência, sempre que trouxer algo de mais valor para o seu serviço.
Assim, o subir o preço deixa de ser um problema!
Conclusão: conte com a PsiCont!
Mostramos a você o caminho para subir o preço da sessão de psicologia.
Mas a nossa especialidade mesmo é te fazer pagar a menor quantia possível de impostos, de maneira 100% legal.
Somos o primeiro escritório contábil especializado no atendimento de psicólogas, e você acaba de receber um diagnóstico contábil gratuito!
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E, é claro, acompanhe o nosso blog para receber conteúdos de qualidade sobre contabilidade, finanças, gestão e marketing voltado à psicólogas. Até!