Blog

Consultório de psicologia, por onde começar

Acabou seu curso e deseja começar a viver da sua profissão abrindo seu próprio consultório de psicologia, meus parabéns! Afinal, muita gente prefere começar trabalhando para outras empresas ao invés de investir em si próprio no início da carreira.

Nessa matéria, nós preparamos todas as informações necessárias para você abrir seu consultório de psicologia. Afinal, alguns pontos são essenciais como a documentação e os custos que isso envolve. Portanto, leia até o final para entender tudo sobre esses fatores.

Aqui você consegue esclarecer mais dúvidas:

Quem pode abrir um consultório de psicologia?

Em primeiro lugar, as pessoas pensam que basta ser psicólogo para ter direito à abertura do consultório de psicologia. No entanto, você precisa ter um registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado para isso. Além disso, as anuidades pagas ao órgão precisam estar em dia também para ter esse direito.

Se você tem o registro em um estado, mas planeja abrir seu consultório em outro, o registro suplementar é necessário. Saiba que as questões jurídicas são as mais importantes para quem deseja abrir seu consultório de psicologia.

Você poderá escolher diversas modalidades para abrir seu consultório, e atuar como psicólogo(a). Veja alguns modelos:

  • Empresa individual: essa empresa é indicada para profissionais que atuam por conta própria, sem sociedade. A vantagem desse modelo é a não incidência da anuidade do CRP, contudo este tipo de CNPJ se equipara a tributação de pessoa física, não sendo aconselhável pois dependendo do montante de faturamento recebido anualmente, a parte tributária será mais onerosa (pagará mais impostos), além de não proteger o patrimônio do empresário.
  • Sociedade Limitada: essa modalidade é indicada para profissionais que tenham sócios que participam ativamente da empresa ou que apenas fazem investimentos. Nesse caso, os sócios não precisam fazer o mesmo aporte, mas quem investe mais ganha uma fatia maior na divisão de lucros.
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): essa é a natureza jurídica mais buscada pelos profissionais na hora de abrir consultório de psicologia. Aqui é possível ter um CNPJ, abrir sua clínica sem sócios e proteger o seu patrimônio particular. Afinal, estamos falando de uma empresa LTDA (Limitada).

Já entendeu quem pode abrir e as três modalidades? Você pode pesquisar também aqui, onde falamos também sobre o assunto de como abrir um consultório de psicologia. Veja a seguir qual a documentação necessária para abertura do seu próprio consultório de psicologia.

consultório de psicologia com poltrona, quadros e mesa

Qual a documentação necessária para abrir um consultório?

Como qualquer negócio, será necessária uma lista de documentos para abrir um consultório de psicologia. Veja quais são eles:

  • Alvará de funcionamento;
  • Licença do Corpo de Bombeiros (para espaços amplos);
  • Licença de Vigilância Sanitária;
  • Registro de responsabilidade técnica ligada ao CRP;
  • Registro no CRP.

Esses documentos são necessários para o funcionamento do estabelecimento como empresa. Mas, não se esqueça dos seus documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. Afinal, eles são necessários para obter as licenças e alvarás de funcionamento.

Além disso, você usará os documentos pessoais para criar o Contrato Social da sua empresa. Também precisará deles para registrar seu negócio na Junta Comercial do seu estado. Assim, você terá um CNPJ para chamar de seu e abrir seu consultório de psicologia.

ebook contabilidade para psicólogos

Quais são os custos para abrir um consultório de psicologia?

Você entendeu qual a documentação necessária para abrir seu consultório de psicologia? Agora, veja quais são os custos para abrir esse negócio. Afinal, esse fator é o que mais impede recém-formados de abrir um consultório. Confira:

Investimento inicial para abrir um consultório de psicologia:

O investimento inicial é variável porque depende de uma série de fatores que precisam ser analisados pessoalmente. Afinal, você quer um consultório grande ou pequeno? Qual o tamanho do seu sonho? Tudo isso importa para chegar ao preço final para investir inicialmente.

No entanto, considerando uma simulação de consultório simples físico, o gasto fica em torno de 10 mil a 14 mil reais. Além disso, você precisa ter um capital de giro para o chamado caixa mínimo. Esse dinheiro é uma reserva para arcar com valores que surgem com o passar dos meses até você ter sua clientela.

Nessa simulação simples, você precisaria de 5 mil até 7 mil reais de reserva. Ou seja, 50% do valor investido inicialmente para abrir seu consultório de psicologia.

Despesas mensais em um consultório de psicologia:

As despesas mensais são praticamente as mesmas para quase todas as empresas. Afinal, você pagará contas fixas e algumas variáveis que dependem da movimentação no consultório.

Portanto, a média para a abertura de um consultório físico no centro de uma capital, por exemplo, gira em torno de R$ 2.950,00, considerando o valor mensal de aluguel, condomínio, IPTU, custos de deslocamento e alimentação da psicóloga, além de contabilidade e impostos. Este valor varia de cidade para cidade ou até mesmo da escolha sobre o local. 

Saiba como a PsiCont pode te ajudar

Como foi dito, os preços citados acima são baseados em um orçamento genérico para um consultório de psicologia simples. No entanto, você precisa buscar empresas especializadas para cuidar disso, já que elas entendem melhor todos os custos desse setor.

A PsiCont é uma empresa que presta serviços financeiros há mais de 25 anos para que empresários mantenham a gestão. Desse modo, você pode depositar sua confiança nessa instituição para fazer seu orçamento e garantir que tudo dê certo. Afinal, essa profissão é louvável e vale a pena investir no seu consultório de psicologia.

O psicólogo estuda todos os detalhes para tratar os clientes da melhor maneira possível, mas costuma negligenciar a contabilidade. Afinal, esse profissional não atuará com números, e sim com pessoas. Por isso, conheça mais sobre a PsiCont e deixe nossos profissionais cuidarem da parte financeira do seu negócio.

contabilidade para psicólogos

Conclusão

Se você chegou até aqui, é porque realmente quer abrir um consultório de psicologia, não é mesmo? Então, estude e faça um bom planejamento para conseguir levantar esse capital inicial para começar seu negócio próprio. Afinal, o conforto e, obviamente, o retorno financeiro são bem melhores quando se investe em sua empresa.

Mas, não se esqueça da importância de contar com profissionais especializados para lidar com questões que você não domina. A contabilidade é um fator que envolve uma série de impostos e custos essenciais para a saúde da sua empresa.

Para ter uma ideia, procure ajuda dos profissionais da PsiCont e receba seu diagnóstico gratuito antes de começar. A melhor forma de abrir seu consultório de psicologia começa pela busca do conhecimento e da ajuda de pessoas que entendam do seu negócio, não é mesmo? Então, bons negócios!

Solicite uma proposta e conheça nossos serviços.

Tire as suas dúvidas:
Valores – Planos – Benefícios Incluídos – Funcionalidades

Fazemos questão de te ajudar!

Seus dados estão seguros conosco. Ao solicitar uma proposta, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.